Via Araucária leva educação no trânsito para mais de 300 crianças, em Imbituva
Em um mês, alunos de duas escolas municipais participaram de atividade com mini pista que simula uma cidade real
Publicado: 24/04/2025, 17:01

Em 2025, a Via Araucária deu início a um importante projeto de educação e responsabilidade social. A ação “De bem com a Via! Mini pistas: educação no trânsito” apresenta práticas adequadas e comportamentos seguros no trânsito para crianças de 6 a 12 anos de todas as 18 cidades que fazem parte do trecho administrado pela concessionária.
A programação começa com um teatro lúdico que, de forma leve e divertida, apresenta comportamentos seguros no trânsito: atravessar na faixa, respeitar a sinalização e usar o cinto de segurança. Em seguida, as crianças participam de uma atividade prática em uma mini pista que simula uma cidade de verdade com ruas, prédios, vagas de estacionamento, semáforos e placas. Elas fazem o circuito a bordo de uma bicicleta e recebem todas as orientações de boas práticas no trânsito.
Depois, os alunos visitam uma viatura de resgate da Via Araucária. As crianças podem conhecer os equipamentos utilizados nos atendimentos nas rodovias e fazer perguntas aos profissionais da concessionária.
A abertura do projeto foi em fevereiro, no Outlet City Center, em Campo Largo, e reuniu mais de 100 pequenos motoristas. Desde então, 442 crianças participaram.
O evento é realizado duas vezes ao mês e, além de Imbituva, a programação ainda vai passar por Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares.
“Acreditamos que a educação é o caminho para um trânsito mais seguro. E quanto mais cedo esse conhecimento começar, melhores serão os resultados no futuro”, afirma Carla Martins, analista de Responsabilidade Social da Via Araucária.
Por meio de ações como essa, a concessionária reforça a missão de promover a segurança viária e construir um futuro mais consciente e responsável nas estradas.
Com informações da assessoria de imprensa.